Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

Publicado: Quarta, 27 de Novembro de 2019, 14h22 | Última atualização em Quarta, 11 de Dezembro de 2019, 12h10 | Acessos: 57

Em 1998 foi criado o Programa de Pós-graduação em Matemática (PPGM), em nível de mestrado, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), tendo inicialmente Geometria Diferencial como única área de concentração e vindo a ser recomendado pela CAPES em 2002. O PPGM está instalado nas dependências do Instituto de Ciências Exatas e oferece o Curso de Mestrado em Matemática com áreas de concentração: Matemática, nas subáreas de Geometria, Análise e Álgebra; Matemática Aplicada, nas subáreas de Otimização, Biomatemática, Teoria do Controle e Computação Gráfica; e Estatística. Até novembro de 2019 o Programa já formou 124 mestres.

Em 2010 foi criado o Programa de Doutorado em Matemática (PDM) em associação ampla entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal do Amazonas, tendo como áreas de concentração: Análise e Geometria. Sua infraestrutura física e de recursos humanos está nas dependências da Faculdade de Matemática da UFPA e no Instituto de Ciências Exatas da UFAM. Em meados de 2017 o PDM-UFPA/UFAM ampliou suas áreas de concentração oferecendo agora, na área Matemática, as subáreas de Geometria e Análise; e na área de Matemática Aplicada, as subáreas de Otimização, Computação Gráfica, Estatística e Análise Numérica. Até novembro de 2019, o PDM-UFPA/UFAM já formou 13 Doutores na UFAM na área de Geometria.

O PPGM-UFAM e o PDM-UFPA/UFAM são dois programas distintos que unem forças para a consolidação da pesquisa em matemática na região norte.  Nossos processos seletivos vêm sendo ampliados através de parcerias com outros campi da UFAM do interior e também de outras Universidades Federais e Estaduais. Em 2017, tivemos 9 polos de aplicação e, em 2018, contamos com 15 polos sendo 3 no exterior. Ambos os programas de pós-graduação vêm suprindo demandas cada vez mais crescentes de profissionais do ensino superior, nos setores público e privado do estado do Amazonas e da Região Norte. Na última avaliação quadrienal da CAPES o PPGM e o PDM mantiveram-se com suas notas quatro, e sempre impulsionados na consolidação e qualidade de seus cursos de mestrado e doutorado, o que está atestado pela sua liderança entre os cursos de Pós-graduação em Matemática existentes na Região Norte do Brasil. 

 

Fim do conteúdo da página